Dicas para gravar bateria eletrônica e banda com baixo custo

Moderadores: Pardal, pimenta, Ticiano, adeirton, rage_hask

Mensagempor Douglas » 05 Jun 2007, 10:56

Fala aí Rage, mais dúvidas! :lol:

Tava tomando uma cerveja e jogando papo fora na sexta-feira com um amigo que toca baixo e ficamos com algumas dúvidas sobre esse lance de gravação.

As dúvidas seriam essas, as que eu lembro pelo menos! rs

- se formos gravar baixo usando uma entrada analógica da 2496 temos que necessariamente sair do ampli de baixo para placa ou é possível gravar usando um canal pré-amp de uma mesinha como essas que discutimos acima?

- ainda nessa questão, existe "limitação de potência" nesse caso, saindo do amp. para a placa não podemos fritar da condenada?

- para usar as entradas digitais da 2496 pra gravar guitarra precisamos dessas pedaleiras digitais, agora uma pedaleira tipo aquelas de trezendos e poucos reais "Zoom G2" tem essa saída digital?

- ligando a batera via midi na placa enquanto estivermos tocando (presumindo que será "jam", gravando e tocando todo mundo ao mesmo tempo em canais separados) o módulo ligado via midi vai disparar os sons dele normalmente, como se fosse meu "retorno" e depois eu escolho os sons das peças no PC ou se por estar necessariamente ligado em midi o módulo terá que disparar sons via BFD por exemplo?

- Esse Pro-Tools M-Powerd 7 é o caminho para fazer isso ou tem coisa mais simples e "plug&play" pra fazer a gravação?

- Outro detalhe, instalando a 2496 no meu PC, como fica a questão da placa de som no PC, continuarei usando a placa onboard como placa de som para as aplicações convencionais do PC (nela tenho ligado um conjuntinho Logitech 2.1 com 32W RMS) e devo ligar nas 2 saídas analógicas da 2496 um conjuntinho de caixinhas turbinadas de estudio pra usar como retorno pra ouvir tudo que gravo e edito ou a partir do momento que coloco a 2496, deixo de usar a placa de som do PC e o som para tudo no PC será gerado apenas pela 2496?

Agora uma dúvida que fiquei com o Pardal conversando via MSN no final de semana, vimos que existem 2 placas com entradas e saidas "iguais", uma a 2496 e a outra a 192 (no site consta com "de alta qualidade", pois tem 192Khz, diferente dos 96Khz da outra), porém ficamos na dúvida sobre a utilização dessa 192, visto que pelo que achamos no site (e pode não estar certo), os modelos Deta 44, 66 e 1010 são na verdade todos 24 bits 96Khz também... qual seria a aplicação para essa 192?!

Nossa quanto dúvida! hahahahahahaha

Abraço.
Roland HD-1
M-Audio Audiophile 2496 | Athlon64 X2 4200+ | 2Gb RAM | EzDrummer + EXZ Packs
Douglas

Moderador

Patrocinado

Patrocinado

Mensagempor rage_hask » 05 Jun 2007, 12:48

Fala Douglas!!!

Pergunta pra caraí, hein?!? Coisa de bêbado chato, mesmo... :lomax:

Vamos lá!

Douglas escreveu:- se formos gravar baixo usando uma entrada analógica da 2496 temos que necessariamente sair do ampli de baixo para placa ou é possível gravar usando um canal pré-amp de uma mesinha como essas que discutimos acima?

Você pode fazer as duas coisas! Se o ampli de baixo tiver um "line out", você pode ligar o line out do ampli direto no input analogico da placa. Saída de linha É saída de linha e vice-versa. A impedância é padrão. Aí não é nem lance de potência... é de impedância.

Se não quiser usar o ampli, liga o baixo direto num canal com pré da mesinha.

Douglas escreveu:- ainda nessa questão, existe "limitação de potência" nesse caso, saindo do amp. para a placa não podemos fritar da condenada?

Como eu disse, usando saída de linha, não!

Douglas escreveu:- para usar as entradas digitais da 2496 pra gravar guitarra precisamos dessas pedaleiras digitais, agora uma pedaleira tipo aquelas de trezendos e poucos reais "Zoom G2" tem essa saída digital?

Não! A Zoom G2 não tem saída digital S/PDIF. Talvez alguma dessas pedaleiras nessa faixa de preço tenha, mas eu acho difícil... tem que pesquisar.

Douglas escreveu:- ligando a batera via midi na placa enquanto estivermos tocando (presumindo que será "jam", gravando e tocando todo mundo ao mesmo tempo em canais separados) o módulo ligado via midi vai disparar os sons dele normalmente, como se fosse meu "retorno" e depois eu escolho os sons das peças no PC ou se por estar necessariamente ligado em midi o módulo terá que disparar sons via BFD por exemplo?

Acredito que sim. O módulo vai enviar os sinais via MIDI OUT, mas ainda vai tocar no seu fone. Não tive essa experiência com módulo de batera ainda, mas com teclados a coisa rola assim, sem problemas. Mas é legal você ouvir um pouco de como o BFD está se comportando pra não ter parte da sua performance comprometida. :wink:

Douglas escreveu:- Esse Pro-Tools M-Powerd 7 é o caminho para fazer isso ou tem coisa mais simples e "plug&play" pra fazer a gravação?

Cara, eu sou suspeito pra falar de Pro-tools porque eu trabalho com ele o dia inteiro e, pra mim, não existe software mais fácil pra editar áudio no mercado. Mas tudo é uma questão de gosto e eu nunca usei a parte MIDI dele a fundo... A opção do Pimenta também parece ser bem acertada: Tracktion da Mackie. Inclusive, baixei um vídeo/tutorial dele em formato Quicktime, se quiser, posso disponibilizá-lo.

Douglas escreveu:- Outro detalhe, instalando a 2496 no meu PC, como fica a questão da placa de som no PC, continuarei usando a placa onboard como placa de som para as aplicações convencionais do PC (nela tenho ligado um conjuntinho Logitech 2.1 com 32W RMS) e devo ligar nas 2 saídas analógicas da 2496 um conjuntinho de caixinhas turbinadas de estudio pra usar como retorno pra ouvir tudo que gravo e edito ou a partir do momento que coloco a 2496, deixo de usar a placa de som do PC e o som para tudo no PC será gerado apenas pela 2496?

Sinceramente?!? Não faço a menor idéia! :D

Desde a versão 98 do Windows que eu não tenho uma máquina rodando sistema da Micro$oft(graças a Deus!!!). A minha experiência é com Macintosh, e nos Macs eu tenho certeza absoluta de que posso ter quantas placas de áudio eu quiser/puder na máquina, posso escolher por onde as minhas coisas toca. Tanto que tenho o áudio interno do computador pra tudo e a Digi002 pros programas de áudio. No caso do XP deve haver uma maneira, mas vai te exigir uma pesquisinha básica...

Douglas escreveu:Agora uma dúvida que fiquei com o Pardal conversando via MSN no final de semana, vimos que existem 2 placas com entradas e saidas "iguais", uma a 2496 e a outra a 192 (no site consta com "de alta qualidade", pois tem 192Khz, diferente dos 96Khz da outra), porém ficamos na dúvida sobre a utilização dessa 192, visto que pelo que achamos no site (e pode não estar certo), os modelos Deta 44, 66 e 1010 são na verdade todos 24 bits 96Khz também... qual seria a aplicação para essa 192?!

Eu tava conversando sobre isso com o Pardal no MSN esses dias... a única diferença entre a Audiophile 2496 e a 192 é essa: a 2496 suporta sample rate de até 96kHz e a 192 até 192kHz. Por conta disso, ela custa um pouco mais caro que a 2496.

Gravar em 192kHz significa mais qualidade, sim! Mas uma qualidade perceptível(e válida) somente se você está trabalhando no projeto da sua vida num estúdio top com todo o equipamento envolvido no processo também top. Levando em conta, ainda, que cada arquivo gerado em 192kHz é quatro vezes maior do que seu equivalente em 44.1kHz. O nível de exigência da máquina pra suportar uma gravação multipista nesse sample rate também quadriplica(ou quase isso). Crie uma nova sessão de gravação configurada em 192kHz e você verá sua máquina abrir o bico... comece a gravar assim e você sentirá o cheiro de CC dá sua máquina pelo esforço... :lol:

Aqui eu gravo tudo o que faço pra publicidade em 24 bits/44.1kHz. Os bits extras fazem, sim, uma diferença. Gravar em 24 bits eu recomendo. Se for gravar um disco, gravo em 24/48kHz e pra mim já tá lindo!

Deu uma luz?! Qualquer coisa, fique a vontade.

Abraço!!!
rage_hask

Administrador

Mensagempor Douglas » 05 Jun 2007, 21:39

Fala Rage!

Estou conversando via MSN com o Pardal e meio que descobrimos juntos essa placa, MAYA 44.

Você conhece, sabe se é uma boa opção?!

Ela tem 4 in / 4 out analógicos, além disso pode-se comprar uma add-on que ligado através de um flat cable nela adiciona MIDI I/O, e mais algumas coisinhas, links abaixo.

http://www.esi-audio.com/products/maya44/

http://www.esi-audio.com/products/miodio/

Acho que essa é uma opção a se pensar, não é uma 1010 cheia de entradas, mas com 4 entradas analógicas já conseguimos mais flexibilidade na hora de gravar e até mesmo dispensar o uso do MIDI para a batera se for o caso.

Abraço.
Roland HD-1
Douglas

Moderador

Mensagempor pimenta » 06 Jun 2007, 09:58

Pow Douglas,

Dei uma pesquisada na web para ver se conseguia mais informacoes sobre essa placa .. mas nao achei muita coisa. Mas veja so .. na mesma faixa de preco voce tem M-audio audiophile 2496 .. tem EMU 0404 ..... que pelo menos quando pesquisei sao placas que a galera usa mais ... que sao opcoes que contemplei antes de ter rasgado a cueca e escolhido a delta 1010 ...

COm relacao a conflito de hardware .. depois darei uma olhada em casa.

O que aconteceu comigo: no perfil que criei para mim no PC .... no qual uso tracktion DFHS e a delta ... eu nao consigo escutar nada atraves do speaker do computador.

Criei um perfil usuario com o nome de minha esposa .. e nao lembro se coloquei como default para ela a placa de audio do computador.

Mas o que aconteceu: no meu uso para gravacao .. quando surfo na web uso o dela e escuto as coisas atraves dos speakers/placa do computador.

Depois em casa vou olhar como ficou a configuracao .... pois nao lembro o que mudei.

Abraco,

Pimenta
Yamaha DTX 950
M-Audio Fast Track Ultra
Desktop Dell XPS i7 8gb
Notebook Sony Vaio Core Duo P7450 2.13 ghz 6GB RAM
Tracktion 3/Reaper
Superior 2/BFD2/Steven Slate/Inifinite Player/Addictive Drums/EzDrummer e alguns packs
pimenta

Moderador

Mensagempor Douglas » 06 Jun 2007, 10:25

Fala aí Pimenta!

Então depois que postei ontem fiquei pensando melhor e essa dúvida que tive e talvez a opção por essa outra placa tiraria o propósito do meu projeto inicial, que seria bem nesse lance do nome do tópico "gravar batera e banda com baixo custo", até porque inicialmente quero gravar só a batera mesmo (tanto direto do módulo como por MIDI), mas a possibilidade de gravar batera via midi e mais 2 instrumentos analógicos "live" é o que quero conseguir efetivamente.

Depois que postei tava pesquisando um pouco e vi que é meio complicando achar essa plaquinha de add-on e quando somado os valores das duas placas o preço deixa de ser tão interessante, pois com um pouquinho a mais daria para pegar uma M-Audio 1010LT e além disso some outros detalhes né, uma placa com 4 inputs analógicos já demandam uma mesinha mais turbinada do que a que eu estou de olho (que é a Behringer XENYX 802).

Mas um detalhe que pesa é o investimento mesmo, não estou com grana pra gastar "forte" assim no meu hobby então queria gastar pouco, mas ter algo decente e pelo que estou sacando a 2496+XENYX 802 vão me satisfazer muito, mas minha maior dúvida, e essa acho que você pode me dar uma luz, é esse negócio de gravar usando MIDI, dá certo mesmo, tocasse confortavelmente usando MIDI, o resultado fica legal, a coisa é complicada demais?! Fazer esse BFD e o software de gravação funcionarem juntos é algo que se faz na boa ou precisa acender umas velas na encruzilhada pra ajudar!? :lol:

O lance do conflito no windows eu já esperava, mas se for o caso crio um perfil só para usar na gravação/edição aí resolve tudo, um lance que me preocupa é se essa M-Audio tem alguma incompatibilidade de chipset (pelo que li algumas Maya tem), pois minha placa mãe é ASUS com chipset VIA.

Abraço.
Roland HD-1
Douglas

Moderador

Mensagempor pimenta » 06 Jun 2007, 18:09

Hey Douglas .. esqueci da parte de seu topico sobre "baixo custo" rsrsrs

Acho que voce esta tranquilo cara . Eu somente repensaria em relacao ao BFD. O DFHS tem o melhor ximbau desses softwares disponiveis ... sem sombra de duvida ..... e essa combinacao que voce possui TD6XVH11 .. funciona super bem por tudo que ja li e vi.

O ximbau do BFD e enjoado e a performance nao e a mesma. Ou entao iria pelos caminhos de um EZDRUMMER.

Pim
Yamaha DTX 950
M-Audio Fast Track Ultra
Desktop Dell XPS i7 8gb
Tracktion 3/Reaper
Superior 2/BFD2/Steven Slate/Inifinite Player/Addictive Drums/EzDrummer e alguns packs
pimenta

Moderador

Mensagempor rage_hask » 06 Jun 2007, 18:24

Sobre placas, um lance que eu acho até meio que decisivo, pra mim!, na escolha por uma M-Audio, seja qual for, é a possibilidade de rodar Pro-tools se eu quiser. Só as placas da M-Audio permitem isso. Ou as interfaces da Digidesign... mas essas custam uma bala!!!

No final, as M-Audio acabam sendo o melhor custo/benefício.
rage_hask

Administrador

Mensagempor Douglas » 06 Jun 2007, 19:27

Queridos amigos!

Seguinte Rage, sua dica foi de muita valia... nem sei se vou usar Protools, mas o fato da M-Audio ser compatível com ele já é um motivo mais que suficiente para optar por ela, juntando o lance que o Pimenta citou que um maior número de usuários usa M-Audio (e isso fica claro quando se pesquisa na internet, tanto questões tecnicas como anúncios) faz pensar que, com uma placa mais popular, é possível resolver dúvidas e questões mais facilmente.

Agora Pimenta, o que li aqui pelo fórum é que o BFD roda bem mais tranquilamente que o DHFS, meu medo e não ter máquina pra rodar essa parada aí... agora dúvida de leigo, esse EZDrummer eu uso pra produzir os sons via MIDI e uso outro programa pra gravar, é isso!?

Abraço.
Roland HD-1
Douglas

Moderador

Mensagempor pimenta » 07 Jun 2007, 08:30

Isso mesmo Douglas ... na questao de RAM ... o DFHS vai te comer mais mesmo . Porem usando a opcao de TPC (um tipo de compressao proprietario da Toontrack) um kit com todos os bleeds (vazamentos) de microfones ligados alem de ambiencia ... vai te tomar 700 MB de RAM .. nada mal. Se reduzir um pouco o vazamento (por exemplo nao gosto muito do efeito do vazamento do ximbau) .. voce tera kits com 500 MB. O unico inconveniente e que ele demora um pouquinho mais para carregar (cerca de 1-2 minutos) um kit.

O EZ Drummer e muuuuuuuuuuito mais light para teu PC ... cada kit come uns 250 MB de RAM ... voce pode ate utilizar duas janelas do EZ Drummer para fazer um kit "monstro" ou com mais pecas se desejar .... sei la cara .. eu to totalmente estragado pelo DFHS :-)

Pim
Yamaha DTX 950
M-Audio Fast Track Ultra
Desktop Dell XPS i7 8gb
Tracktion 3/Reaper
pimenta

Moderador

Mensagempor Douglas » 08 Jun 2007, 00:52

Valeu pelas dicas Pimenta... eu não tenho tanta RAM assim (apenas 2Gb), então acho que se optar pelo DFHS terei que seguir essa sua sugestão pra ficar nessa faixa de 500 a 700Mb da RAM utilizada por ele.

Estou pegando o DFHS e o EZDrummer na Mulinha, mas o BFD que achei lá estão todos incompletos, mas por enquanto vou baixando "apenas" esses, afinal DFHS+EZDummer já somam mais de 40Gb, e como minha internet é de apenas 512Kbps, serão de 9 a 10 dias baixando direto.

Ahhhh se eu tivesse um Virtua 2Mbps! :twisted:

Baixei o Tracktion2 já, mas achei meio estranho pois ele tem apenas uns 40Mb, é isso mesmo?!

Abraço.
Roland HD-1
Douglas

Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para No estúdio